A utilização de recursos didáticos alternativos serve para que o aluno descubra seu próprio mundo, esclareça suas dúvidas, valorize o ambiente que os cerca e entenda que não é apenas com materiais previamente preparados, que muitas vezes não condizem com as suas realidades, e adquiridos pela escola que irá ilustrar a sua aula.
A utilização da fotografia em sala de aula apresenta possibilidades metodológicas podendo ser utilizada pelo professor de Geografia em sala de aula, servindo como orientação para o desenvolvimento de novas técnicas pedagógicas.
Destacam-se nessa atividade vários aspectos, dentre eles, um processo de percepção onde a cena é definida em função do um ponto de vista de onde é observada, ou seja, do ponto de vista do fotógrafo e outro, que diz respeito a um aspecto cognitivo, sendo esse um processo mental pelo qual o educando por meio de seus interesses e necessidades, estruturam e organizam sua interface com o real e o mundo, selecionando as informações percebidas, armazenando-as e conferindo-lhes significados.
Portanto, da utilização das fotografias como recurso didático, tem-se como concreta a possibilidade da prática de uma Geografia distinta da Geografia tradicionalista presente até hoje em muitas escolas do país e que corrompe todo o processo de ensino-aprendizagem.Por NOGUEIRA, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário