Quem sou eu

Minha foto
Vitória da Conquista, Bahia, Brazil
A Educação traz consigo inúmeros questionamentos e angustias que aos poucos e com muito cuidado vão sendo solucionadas. A Geografia vem nessa perspectiva de aguçar as discussões educacionais, fortalecendo laços entre o espaço escolar, a criticidade e a vivencia, criando diálogos que enriquecem o cotidiano, formando sujeitos capazes na argumentação critica e reflexiva da sociedade contemporânea. O blogger tem como objetivo apresentar ao aluno discussões geográficas, expor atividades desenvolvidas e interagir de modo pedagógico. Sejam bem vindos!

5º Ano


Slides Assunto: Espaço geográfico.



















Atividade 01.
Assunto: Espaço geográfico.

Descobrindo os espaços geográficos

Com base nas explicações e orientações feitas em sala de aula, desenvolva as atividades seguintes com a ajuda de seu professor.

01.  O texto abaixo apresenta algumas mudanças que ocorreram em um lugar com o passar do tempo. Leia-o e responda às questões.

Sílvia tem 82 anos e há 60 anos mora na mesma casa, junto com seu esposo, João. Em uma conversa com seu neto, Sílvia conta que a rua onde mora já passou por muitas transformações.

Há 60 anos, nessa rua não havia pavimentação asfáltica, porém ela tinha muitas residências e uma grande quantidade de árvores. Com o passar dos anos, o número de moradias e de árvores foi diminuindo, a rua foi pavimentada e surgiram muitos estabele-cimentos comerciais.

Atualmente, a casa de Sílvia é a única existente na rua. Ao lado direito da casa dela, há um prédio comercial com 15 andares e, em frente, foi construído o estacionamento de um grande shopping center. No restante da rua foram surgindo, nos últimos anos, vários estabelecimentos comerciais, como lojas e bancos. Além disso, a circulação de veículos e de pessoas intensificou-se e, atualmente, tornou a rua bastante movimentada. Sílvia sente saudades do tempo em que sua rua era um lugar tranquilo e também das pessoas que moravam perto de sua casa.


a) Como era, no passado, a rua onde Sílvia mora?

b) Quais foram as principais mudanças que ocorreram na rua onde Sílvia mora ao longo dos anos?

c)  Podemos afirmar que a casa de Sílvia é uma marca do passado na paisagem da rua onde ela mora? Justifique a sua resposta.



02.  Associe cada uma das informações às alternativas correspondentes.

I – Agricultores retirando vegetação para preparar uma nova área de plantio.
II – Pessoas trabalhando em uma empresa.
III – Construção de usinas, pontes, viadutos, túneis etc.
IV – Construções antigas ao lado de modernos edifícios.

a ) (     ) No espaço geográfico podemos observar as relações entre as pessoas de um mesmo grupo.
b) (    ) No espaço geográfico estão registradas as transformações provocadas pelo ser humano no presente e em épocas passadas.
c ) (   ) No espaço geográfico podemos observar que o ser humano transforma os lugares para atender às suas necessidades.
d) (    ) No espaço geográfico podemos observar as relações que o ser humano mantém com a natureza.

03.  Observe as imagens abaixo, elas retratam o mesmo espaço geográfico em diferentes momentos históricos.
Transformação no espaço geográfico













 Avenida Paulista em 1920, São Paulo.                                                            Avenida Paulista em 2008, São Paulo.

a)    Quais os elementos utilizados na transformação desse espaço geográfico?

b)    Descreva o processo de transformação da natureza em espaço geográfico.

04.  Conceitue com suas próprias palavras, espaço geográfico.

05.  Assinale a alternativa que apresenta as palavras que completam corretamente os espaços indicados no texto acima pelos números I, II e III.

À medida que o ser humano foi modificando os elementos ____________   das paisagens, os lugares foram perdendo suas características originais.  Assim, esses lugares passaram a apresentar uma predominância cada vez maior de elementos _______________, formando paisagens _________________transformadas.


a)    (   ) culturais, naturais, pouco

b)    (   ) naturais, culturais, muito

c)     (   ) culturais, naturais, muito


d)    (   ) naturais, culturais, pouco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário