Quem sou eu

Minha foto
Vitória da Conquista, Bahia, Brazil
A Educação traz consigo inúmeros questionamentos e angustias que aos poucos e com muito cuidado vão sendo solucionadas. A Geografia vem nessa perspectiva de aguçar as discussões educacionais, fortalecendo laços entre o espaço escolar, a criticidade e a vivencia, criando diálogos que enriquecem o cotidiano, formando sujeitos capazes na argumentação critica e reflexiva da sociedade contemporânea. O blogger tem como objetivo apresentar ao aluno discussões geográficas, expor atividades desenvolvidas e interagir de modo pedagógico. Sejam bem vindos!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ao dia do melhor profissional do mundo. O Professor.


Ser professor é professar a e a certeza de
que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas pensando
em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo
todos os dias, a cada dia é única e original...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma, transformar o cansaço
numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é importar-se com o outro numa
dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena,
sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que
o aluno caminhe com seus próprios pés...

Feliz dia dos Professores!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Trabalhando com fotografias no ensino Fundamental.

A utilização de recursos didáticos alternativos serve para que o aluno descubra seu próprio mundo, esclareça suas dúvidas, valorize o ambiente que os cerca e entenda que não é apenas com materiais previamente preparados, que muitas vezes não condizem com as suas realidades, e adquiridos pela escola que irá ilustrar a sua aula.

A utilização da fotografia em sala de aula apresenta possibilidades metodológicas podendo ser utilizada pelo professor de Geografia em sala de aula, servindo como orientação para o desenvolvimento de novas técnicas pedagógicas.

Destacam-se nessa atividade vários aspectos, dentre eles, um processo de percepção onde a cena é definida em função do um ponto de vista de onde é observada, ou seja, do ponto de vista do fotógrafo e outro, que diz respeito a um aspecto cognitivo, sendo esse um processo mental pelo qual o educando por meio de seus interesses e necessidades, estruturam e organizam sua interface com o real e o mundo, selecionando as informações percebidas, armazenando-as e conferindo-lhes significados.

Portanto, da utilização das fotografias como recurso didático, tem-se como concreta a possibilidade da prática de uma Geografia distinta da Geografia tradicionalista presente até hoje em muitas escolas do país e que corrompe todo o processo de ensino-aprendizagem.


Por NOGUEIRA, 2011.